Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Nuvens negras no caminho


Eu iria falar minhas impressões entre a Lei de Murphy e meu álbum do 9 to 5 hoje... Mas acordei pela manhã e fui surpreendida por uma neblina londrina em Santo André. Especialmente no nono andar onde eu moro, o que incomoda muito meu namorado.

Então no caminho do trem que devia pegar para o trabalho, resolvi mudar a seleção do meu Ipod celular e em homenagem as nuvens negras se formando em cima da minha chapinha sem guarda-chuva resolvi colocar The Addams Family Original Broadway Cast (2010 – Andrew Lippa & Marshall Brickman e Rick Elice).

Eu particularmente sempre amei Família Addams. Era um dos meus filmes de infância. Assisti aquele VHS (Opa! Será que foi o bastante para revelar a idade?) milhões de vezes, sabia todas as falas da “Vandinha” vivida por Christina Ricci e acompanhei a RE-PRI-SE do seriado em p&b na TV.

A evolução de Vandinha: primeiro uma criança aborrecida

Quando o musical foi lançado, demorei um pouco para ir atrás. Pq enfim... Era minha infância, né? Imaginem um musical de Spiderman??? Que aliais vai estrear em breve com letras de Bono Vox e The Edge (!!!). Tudo que eu esperava é que fosse fiel ao conceito da família, e me perguntei se a história seria parecida com a do primeiro filme quando um desmemoriado Uncle Fester (Funério Addams) tentava dar um golpe nos parentes.

Não. A história do musical é bem diferente.

A peça começa com uma música ótima chamada When You’re An Addams que é excelente como primeira música, não apenas pq é de um ritmo ótimo, mas por apresentar os personagens e revelar o mote principal da trama: Nem sempre é fácil ser um Addams, como Wednesday fala “Você tem que segurar o sorriso para ser um Addams”.

Depois uma pré-adolescente blasé

O caso é que Wednesday está apaixonada por um rapaz “normal” como dito em One Normal Night e naquela noite ele e sua família irão se encontrar com Gomez e Morticia na mansão para um jantar de apresentação. Bem é óbvio e nem tudo sai do jeito que eles querem.

Particularmente não gosto dessa sinopse embora adore o musical. Wednesday é vivida pela atriz Krysta Rodriguez que já fez Gossip Girl, ou seja, não é a personagem criança/pré-adolescente que estamos acostumados. E por mais que ela cante absurdamente, como em Pulled, acaba fazendo da personagem alguém chato, problemático e sem identidade.

Os outros membros da família são diferentes: Nathan Lane é Gomez, Bebe Neuwirth faz uma Morticia chic e sedutora tão bem quando Angélica Huston, uma pena que perca o brilho quando entra num conflito fraco do roteiro. Mas quem rouba a cena é Kevin Chamberlin como Uncle Fester e um solo LINDO chamado The Moon And Me e o Pugsley (Feioso) Adam Riegler que apesar da pouca idade arrasa na What If e torna o apagado personagem um dos mais fieis ao conceito Família Addams que conhecemos e me conquistou.

Agora: uma adulta rebelde prestes a se casar.

A Vovó Addams e a solução encontrada para mãozinha também são ótimos. Agora o casal pais de Lucas, então namorado de Wednesday, só funcionam como contra-ponto da família, sozinhos são chatos e clichês.

The Addams Family Musical tem como ponto forte as músicas, embora na maioria delas falte aquele humor negro e nonsense, e os atores que aparentam amar os personagens que fazem tanto quanto nós os amamos. De resto é claro que o tema é o amor, o amor entre casais, entre a família e entre o público e o musical...

E o melhor, assim que terminou de tocar o álbum as nuvens negras foram embora e quando eu cheguei no Brás tinha um lindo sol.

Enfim. The Addams Family senhoras e senhores:


3 comentários:

  1. Concordo com você.

    Krysta é uma ótima cantora, mas sua Wednesday é quase irritante! Perdeu todo "brilho" da personagem. Adam é um bom cantor, mas o achei sem expressão ao cantar "What If". E Bebe e Nathan são um tipo de casal 20. ARRASAM!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, vc escreve mtu bem! Agora fiquei com vontade de ver/ouvir o musical.. tem só o áudio?

    ResponderExcluir
  3. Acho que vc encontra no youtube trechos completos. E existe uma comunidade no orkut chamda Musical Midia Share, vc pode tentar encontrar lá a gravação pirata. Eles tem vários musicais completos.

    ResponderExcluir